O Pediasuit é um equipamento que auxilia no tratamento de pacientes com paralisia cerebral, atrasos no desenvolvimento, autismo, distúrbios do sistema nervoso central, lesão medular entre outras enfermidades. O Pediasuit é uma roupa terapêutica com colete, short, joelheira, tênis, tapete e cordões de borracha elástica alinhados ao corpo para proporcionar um equilíbrio aos músculos.
A APAE de São João Batista é umas das instituições pioneiras no uso do equipamento. A diretora da APAE, Bruna de Castro, o fisioterapeuta Rodrigo Becker e mãe de Isabela que faz o tratamento, Carla Voltolini, participaram do Jornal da Manhã na segunda-feira (28). Em entrevista, Bruna ressaltou os serviços prestados pela entidade no município.
O fisioterapeuta Rodrigo Becker enfatizou a história do Pediasuit, procedimento de origem russa, criado nos 70, utilizado na recuperação dos astronautas no retorna a Terra depois das missões na Lua. Carla Voltolini é mãe de Isabel de quatro anos, a primeira paciente a utilizar o Pediasuit na APAE de São João Batista. Em sua participação na entrevista do dia, Carla contou que a filha faz o tratamento há um ano, mas para isso era preciso se deslocar até Florianópolis e pagar pela terapia em uma clínica particular. Em Santa Catarina apenas Blumenau e São João Batista disponibilizam o método gratuito à população.
Fotos: Correio Catarinense.