O Carnaval elevou o preço das bebidas além da inflação acumulada entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013, que foi de 5,95% (IPC-S). Divulgado pelo FGV nesta terça-feira, 5, os preços da cerveja e do chope subiram 12,99%, enquanto o refrigerante e a água tiveram elevação de 8,67%. Até o cafezinho teve alta, totalizando 12,13%. “Isso fará com que os gastos dos foliões em 2013 aumentem”, diz André Braz, economista do IBRE, responsável pelo levantamento.
Por isso, para se precaver, é bom sair de casa com um pouco mais de dinheiro no bolso. Mesmo para aqueles que pretenderem levar a cerveja de casa, por exemplo, este ano não vai ser igual àquele que passou. Embora mais barata que nos bares, a cerveja comprada nos supermercados está 15,20% mais caras que no carnaval de 2012.
Segundo Braz, para economizar o ideal é fazer as principais refeições em casa, abusar do lazer ao ar livre (blocos de carnaval e praias) e sempre que possível comprar previamente os ingressos dos bailes. E para o carnaval de 2014, ele já adianta: “Programe o passeio com muita antecedência. Dessa forma, pode-se economizar muito com passagens e hotel”, conclui.
Economia SC