Duas crianças, de 4 e 7 anos foram transferidas em estado grave para o Hospital Regional em São José, na tarde desta quinta-feira (7), após terem ingerido uma grande quantidade de remédios. De acordo com informações preliminares, os menores estariam sozinhos em casa no Bairro Tajuba I e teriam tomado diversas pílulas de diazepam. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de São João Batista.
Quando os Bombeiros chegaram na residência familiares das crianças já estavam no local. Elas estavam conscientes, mas apresentavam um quadro de desorientação. As crianças foram levadas ao Hospital Monsenhor José Locks para atendimentos, e após transferidas para o Hospital Regional. O Conselho Tutelar de São João Batista também está acompanhando o caso.
O Conselho Tutelar esteve na Delegacia de Polícia de São João Batista para registrar a ocorrência. De acordo com uma das conselheiras, as crianças também podem ter sofrido traumatismo craniano, já que caíram e podem ter batido a cabeça, devido a quantidade de medicamentos ingeridos.
Um estudo realizado peloCincinnati Children´s Hospital Medical Center, nos Estados Unidos, alerta sobre o aumento do número de crianças intoxicadas por medicações nos últimos anos neste país. A pesquisa, publicada no Journal of Pediatrics, revelou que mais de 453 mil crianças foram intoxicadas por medicamentos entre 2001 e 2008, representando um aumento de 28% desse tipo de acidente. Durante o período, 66 mortes foram registradas. Entre os remédios mais comuns tomados pelas crianças estavam analgésicos, aqueles para dormir e outros para problemas cardiovasculares. Outro dado do estudo mostrou que em casa e na casa de amigos e parentes eram os locais onde elas encontravam os remédios com facilidade, como nos balcões da cozinha, cômodas e criados-mudos.