O governador Raimundo Colombo confirmou nesta sexta-feira, dia 8, que o Estado vai transferir pelo menos 20 presos de alta periculosidade para penitenciárias federais. A decisão foi tomada a partir da avaliação das forças de segurança do Estado. Por questão de segurança não foi informada a data nem a lista dos detentos que deixarão Santa Catarina nos próximos dias.
A medida integra o conjunto de ações que o governo do Estado vem tomando para conter a onda de ataques criminosos e de vandalismo registradas em Santa Catarina nos últimos 10 dias.
Colombo reafirmou que por questões técnicas não recorreu à Força Nacional de Segurança e garantiu que as Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, agentes penitenciários e Polícia Federal estão trabalhando de forma integrada. “Temos o efetivo necessário e essa decisão de não trazer a Força Nacional para SC foi tomada em conjunto com o Ministério da Defesa. Não se trata de arrogância, não temos nenhum problema em aceitar ajuda. O Governo Federal é parceiro de Santa Catarina no combate à criminalidade. Está nos cedendo as vagas nas penitenciárias federais e nos ajudando na área da inteligência”.
O governador disse que repudia os excessos cometidos na Penitenciária de Joinville e que os agentes que atuaram no episódio já foram afastados. Ele lembrou que a Corregedoria da Secretaria de Justiça e Cidadania está elaborando o inquérito e os culpados serão punidos.