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Prejuízos de acidentes com moto vão além do trauma físico

Redação por Redação
11 de fevereiro de 2013
in Notícias
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Prejuízos de acidentes com moto vão além do trauma físico

Pesquisa acompanhou 68 pacientes acidentados com motos internados no IOT

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Acidentes com moto geram mudanças profundas nas vítimas e quase todas envolvem o endividamento, perda do lazer, grandes alterações de rotina e mudanças no âmbito familiar. A conclusão é de pesquisa realizada no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (OIT) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP. A pesquisadora e assistente social, Kátia Campos dos Anjos analisou as consequências de acidades de moto na vida dos pacientes internados.

Pesquisa acompanhou 68 pacientes acidentados com motos internados no IOT
Pesquisa acompanhou 68 pacientes acidentados com motos internados no IOT

O acidente acabou por influir em diversos aspectos, como psicológico, físico e financeiro. A saúde abalada e problemas financeiros acabam por influenciar o emocional da vítima, o que resulta em um trauma. A pesquisa aponta também que 29,5% dos acidentados não voltam a andar de moto.
A pesquisa desenvolvida por Katia consistiu em um acompanhamento de 68 pacientes que foram hospitalizados no IOT em decorrência de acidentes de motocicleta. Na primeira fase, realizada entre maio e novembro de 2009, foi feita uma pesquisa quantitativa, com questionários de múltipla escolha. Após seis meses, entre novembro de 2009 e agosto de 2010, foi feita uma reavaliação dos mesmos pacientes para saber quais foram as principais implicações sociais e o que se alterou em suas vidas depois do acidente. A reavaliação foi feita a partir de uma pesquisa qualitativa, baseada numa entrevista num questionário dissertativo. As entrevistas foram analisadas e, a partir delas, foram reunidos aspectos com a mesma ideia central.
Uma surpresa para a pesquisadora é a faixa etária dos acidentados. “A maioria dos entrevistados são pessoas jovens, entre 18 e 29 anos, e no auge da sua produtividade e independência, que têm sua vida e de seus familiares totalmente alterada em decorrência do acidente”, afirma. Quase todos aprenderam a pilotar a moto com parentes, amigos ou por conta própria. Somente após o acidente é que os pacientes se deram conta da importância da direção defensiva e da necessidade de cuidados no trânsito.
Alteração na dinâmica familiar
Dentre os pacientes, 83,8% alegaram ter sofrido algum tipo de alteração na dinâmica familiar. Outros 94,1% dos entrevistados precisaram de cuidados de algum tipo e, dentre estes, 41,2% tiveram o auxílio da mãe. Em 17,6% dos casos, familiares precisaram deixar de trabalhar para prestar ajuda a esses pacientes. “A adequação do ambiente doméstico também teve que acontecer, já algumas famílias acabam mudando de residência porque a casa anterior não estava adaptada às necessidades do paciente”, ressalta Katia.
Os constrangimentos também surgiram na equação: a grande maioria dos pacientes precisou de auxílio para locomoção, alimentação e banho, mesmo que por um curto período de tempo. “São pessoas que tinham uma vida ativa e independente mas, repentinamente, passaram a necessitar de ajuda para quase tudo”, relata a pesquisadora.
O lazer desses pacientes também foi prejudicado pelo acidente. Pessoas que praticavam esportes e costumavam sair para passear tiveram seu ambiente de vivência reduzido ao âmbito familiar. Algumas lesões levam tempo para cicatrização e recuperação total, sendo necessário repouso, fisioterapia e longo acompanhamento médico.
Alteração na renda
O acidente de moto também é responsável pela modificação nos rendimentos familiares. Por meio da pesquisa, foi possível concluir que 39,7% dos acidentados usavam a motocicleta como ferramenta de trabalho, enquanto 50% faziam uso do veículo como meio de transporte.
Empréstimos também são recorrentes depois de acidentes: 45,6% dos pacientes entrevistados pela pesquisadora utilizaram essa opção. “A renda dessa família acaba sendo diminuída, no período em que eles mais precisam, porque os custos aumentam com tratamento, com a questão do transporte, medicação”, explica Katia.
Isso se torna um problema social. O acidentado procura o INSS para receber o benefício enquanto não pode retornar ao trabalho. Mais de 70% não retorna ao trabalho após seis meses do acidente e nesses casos algum familiar precisa começar a trabalhar para complementar a renda doméstica, quando não há dependência total de benefícios do governo.
A pesquisadora afirma que a importância do seu trabalho está na conscientização da população a respeito das implicações que um acidente de moto pode causar na vida do acidentado e de seus familiares. “A sociedade deveria entender o que um acidente pode modificar na vida destas pessoas e todo conhecimento destas implicações sociais e econômicas deveriam se reverter em políticas públicas”, relata Katia.
Clubei/Agência USP

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