Um bom professor é a ferramenta mais importante na melhoria do desempenho dos estudantes. Nos últimos anos, os professores de Canelinha vem apresentado avanços em sua qualificação, o que impulsiona os bons resultados na aprendizagem dos alunos. Cerca de 86% dos docentes no município possuem especialização e 14% atualização ou aperfeiçoamento.
A pesquisa foi feita pelo QEdu: Aprendizado em Foco, uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para educação. Baseados nas respostas dadas aos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o levantamento mostra que os professores canelinheses se preparam dentro e fora dos muros escolares.
Canelinha foge da média nacional e seus professores leem E gostam da leitura. A pesquisa aponta que 75% dos professores da rede de ensino no município, sempre ou quase sempre leem. Outros 25% leem eventualmente. E não ficam só na literatura. Revistas de divulgação científica e cultural são lidas por 63% dos docentes, jornais por 44%, revistas de informação geral por 63%. O levantamento também mostra que 44% sempre frequentam bibliotecas, enquanto 56% só eventualmente.
A partir da leitura, o professor consegue trazer outro tipo de conhecimento para sua área, atendendo o conceito de interdisciplinaridade. Muda a interação com os alunos e as aulas ficam mais criativas e inovadoras. Na prática, os resultados são positivos para os alunos. A mesma pesquisa mostra que 58% dos estudantes do quinto ano em Canelinha, tem aprendizagem adequada em português. Desses mesmos alunos, 70% aprenderam adequadamente a resolver problemas de matemática.
Em cinco anos, o nível de aprendizagem dos estudantes do quinto ano em Canelinha avançou 33% em português e 36% em matemática. Em português o município partiu de um índice de aprendizagem de 25% em 2007 para 58% em 2011. Na matemática, saltou de 34% em 2007 para 70% em 2011. E Canelinha está bem a frente da média de Santa Catarina. No Estado apenas 47% do alunos do quinto ano tem aprendizagem adequada em matemática e 50% em português. A cidade também supera a média nacional.
As salas de aulas são na maioria comandadas por mulheres. Elas são 94% dos professores da rede municipal de ensino. Todos eles se declaram brancos. Na pós-graduação, 29% se especializaram em educação, enfatizando a alfabetização, 64% outras ênfases e 7% em áreas não relacionadas com o ensino. Com a melhora nos níveis de preparação, os professores também avançaram na renda.
São 50% dos professores recebendo de R$ 1.907,51 a R$ 2.180,00 (de 3,5 salários mínimos até 04 salários mínimos), 25% de R$ 545,01 a R$ 817,50 e 25% mais de R$ 5.450,01. O levantamento revela que 50% dos professores em Canelinha lecionam a mais de 20 anos, 56% trabalha em apenas uma escola e 50% é prestador de serviço por contrato temporário.
Os professores de Canelinha são unânimes em afirmar na pesquisa, que não existe ambiente de insegurança física na escola. 94% dizem que a escola oferece boas oportunidades de desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos. O levantamento também mostra que 88% dos professores estão satisfeitos com seu salário.
Jonas Hames
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