O Departamento de Administração Prisional (Deap) realizou nesta segunda-feira, 11, mais uma etapa da Operação Presença. Trata-se de uma ação integrada e simultânea em todas as unidades prisionais de Santa Catarina. O objetivo da atividade é reforçar procedimentos de segurança, acompanhar os horários de entrada e saída de visitas, de banho de sol e entre outras rotinas do sistema prisional.
A operação envolve agentes penitenciários, diretores, gerentes, chefes de segurança e supervisores das seis regiões penitenciárias catarinenses (Grande Florianópolis, Região Sul, Vale do Itajaí, Região Norte, Região Serrana e Oeste Catarinense). O diretor do Deap, Leandro Lima, disse que a visita das equipes às unidades é mais uma forma de garantir a segurança dos presos, da população e dos agentes penitenciários.
Nesta segunda-feira, o grupo do Deap do Vale do Itajaí, entre outras unidades da região, esteve na Unidade Prisional Avançada de Itapema, que tem 140 detentos. Não foi registrada nenhuma anormalidade.