O Pilates é um exercício que trabalha o equilíbrio do corpo como um todo, associa exercícios físicos agindo em conjunto com a mente. Durante a Segunda Guerra Mundial o alemão Joseph Humbertus Pilates desenvolveu esse método. Ele estudou a biomecânica e a fisiologia do corpo humano e a partir desses estudos elaborou exercícios utilizando molas.
As atividades são elaboradas de acordo com a necessidade e o objetivo de cada pessoa. Ele busca equilibrar a força com a flexibilidade do corpo, cuida da musculatura evitando lesões, atua na coordenação, no realinhamento da postura, na redução de stress e conseqüentemente na auto-estima.
O pilates enfatiza os pontos fracos do corpo, alongando a musculatura encurtada, trabalha postura e o equilíbrio junto com a respiração. A partir dos 12 anos já é possível iniciar os exercícios, é indicado especialmente para os portadores de artrose, osteoporose, dores de modo geral, e contribui também na reabilitação de atletas.
Os exercícios do pilates são feitos por etapas: Base respiração e contração do Core (Centro de respiração e contração do corpo) a partir do alongamento fortalecimento muscular e correção da postura. É um conjunto, passa por todos os aparelhos e por fim relaxamento de cinco minutos.As aulas duram em média uma hora e é indicado que se faça 2 vezes por semana em dias alternados.