Pesquisadores do Programa de Mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) estão desenvolvendo tecnologias de visão computacional para o reconhecimento do uso de cinto de segurança por motoristas.
A tecnologia facilitará a fiscalização do cumprimento da lei 9.503, que determina o uso obrigatório de cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional.
O grupo trabalha em uma solução de software com base em processamento de imagens de baixo custo e aplicável ao contexto brasileiro por meio de um software de processamento de imagens que identificará condutores de veículos que estejam sem o cinto de segurança.
O sistema está em fase de desenvolvimento e a perspectiva é de que o primeiro protótipo seja apresentado em julho. Uma solução similar, em desenvolvimento na Finlândia, utiliza um kit de câmeras térmicas e 3D para o reconhecimento automatizado de motoristas que não estejam utilizando o cinto de seguranças, mas o alto custo para implantação no contexto brasileiro torna-se um dificultador.
Os pesquisadores argumentam que até 50% das 1,3 milhão de pessoas que morrem anualmente em acidentes de automóveis poderiam ter sobrevivido se o cinto de segurança tivesse sido utilizado corretamente.
Noticenter
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação