Na manhã de terça-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, determinou que os eleitores de Nova Trento e Major Gercino passarão pelo processo de recadastramento biométrico. Os eleitores vão ter os dados pessoais e fotografia atualizados, a assinatura digitalizada e haverá coleta das digitais de todos os dedos das mãos.
O recadastramento biométrico foi a assunto abordado na reunião, de terça-feira, às 10 horas, no Fórum da Comarca São João Batista. Os prefeitos de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, de São João Batista, Daniel Netto Cândido e o de Major Gercino, João David, foram convocados pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Eládio Torret Rocha para estabelecer a parceria entre o TRESC e as prefeituras municipais para efetivar o procedimento.
Os municípios disponibilizarão para o recadastramento biométrico, servidores públicos, espaço para o atendimento aos eleitores e o transporte até os postos de recadastramento. As datas para o início das atividades ainda não foram definidas porque o procedimento está em fase de planejamento. Nos próximos dias o cronograma oficial deve ser divulgado pelo TRESC. Porém, o recadastramento deve terminar antes do fechamento do cadastro eleitoral, das eleições de 2014.
O recadastramento biométrico garante mais segurança à identificação do eleitor, prevenindo que uma pessoa se passe por outra nos períodos eleitorais. A cidade São João Batista é a única de Santa Catarina onde os eleitores já tiveram as digitais identificadas.
Texto: Marcia Peixe / Informações: Assessoria de Imprensa do TRESC.