O Prefeito Municipal de Tijucas, Valério Tomazi, reuniu na tarde desta quinta-feira (21) em caráter de urgência, todos os membros que compõem a Comissão da Defesa Civil Municipal.
Na ocasião o Prefeito e a Presidente da Comissão, Sheila Dias, repassaram aos demais integrantes a realidade do município diante das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, relatando os principais danos registrados na cidade, em especial, no período de 15 a 21 de março.
“Tivemos problemas nas nossas estradas, tanto urbanas como rurais e algumas localidades apresentaram dificuldades de acesso, sendo que a maioria deles já foi restabelecida. Além disso, foi atingida a estrutura da ponte em construção no Bairro Itinga e com ela, houve o rompimento da passarela provisória que estava fixada paralelamente à obra” – disse o Prefeito.
A situação, no entanto, se agravou por volta das 10h da manhã de hoje (21) quando a adutora responsável pelo abastecimento de água na cidade também rompeu.
“Neste momento nossa maior preocupação é com o abastecimento de água à cidade. O problema já começou ontem (20) com o entupimento da adutora que alimenta a estação de tratamento. A situação foi resolvida hoje pela manhã, no entanto, logo em seguida a rede fixada na lateral da ponte da Itinga e que abastece todo o município, rompeu. Com isso, toda a cidade ficou sem água desde então, e deve assim permanecer até amanhã à noite, quando prevemos a recuperação da rede” – complementou o Prefeito.
Com a interrupção do abastecimento, também será necessário suspender as aulas nesta sexta-feira (22). Escolas da rede municipal do centro da cidade e da localidade de Morretes já estão com as aulas suspensas. As creches manterão as atividades normais e as escolas estaduais e particulares foram informadas sobre a falta de água, ficando a critério de cada unidade a manutenção ou não das atividades nesta sexta-feira (22).
O Bairro Praça deve ter condição parcial de abastecimento de água, já que a Administração está analisando a possibilidade de usar a rede de Santa Luzia.
A Comissão de Defesa Civil, ciente da urgência do caso, recomendou que fosse decretada Situação de Emergência no Município de Tijucas mediante ata assinada por todos os membros ao final da reunião.
O documento deve ser formalizado ainda hoje (21) e enviado aos órgãos competentes nas esferas estadual e federal para os devidos encaminhamentos.
CAMPO NOVO
Na localidade de Campo Novo, no trecho conhecido como ‘passagem do Honório’ a cabeceira da ponte foi danificada e neste momento não é possível o trânsito de veículos no local. A recuperação daquele trecho será iniciada logo cedo nesta sexta-feira (22). Até lá fica a recomendação de atenção redobrada aos pedestres e ciclistas que por ventura fizerem uso da passagem.