A sexta-feira santa, marca a paixão de Jesus Cristo, os últimos momentos antes de sua crucificação e morte. Em todo o mundo os cristãos relembram o sacrifício vivido por Cristo, são realizadas vigílias e caminhadas de fé para agradecer e pedir bênçãos. Em Nova Trento, o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro e o Santuário Santa Paulina recebem fieis católicos nesta data, que se unem para oferecer, sua penitência. Entre a quinta-feira e sexta-feira santa, grupos de pessoas deixam suas casas e se aventuram até Nova Trento.
Uns vem de bicicleta como o senhor Ari Pedro Ferreira, de 73 anos. Ele trás no rosto o sorriso de ter realizado seu objetivo, pedalou aproximadamente 64 km, passando pela BR-101 e a SC-410. Idade não é um empecilho para Ari, esta não é a primeira vez que ele vem de bicicleta à Nova Trento, “eu já vim três vezes, a gente vem parando, dá uma descansadinha, não pode deixar nenhum amigo para trás. Eu venho porque é uma promessa que meu genro alcançou e agora viemos todos os anos ’’.
Ari é morador de Biguaçu, na Grande Florianópolis e veio junto com o grupo da 8° Bicicletada do Leonardo, do qual seu genro é o idealizador. Tudo começou quando Leonardo Cristolfolini, de 31 anos, fez uma promessa à Santa Paulina para que ele concluísse a faculdade. O pedido foi atendido e depois disso, passou a unir os amigos e a família para agradecer, sempre na sexta-feira santa.
Segundo Leonardo, “o percurso é longo, bem complicado por causa da BR, mas a gente vem concentrado, tranquilo. Ano que vem se Deus quiser, estaremos aqui de novo.” A 8° Bicicletada do Leonardo, contou com a participação de 14 pessoas, eles saíram do Centro de Biguaçu na madrugada desta sexta-feira, (29), às 04h20min e completaram o percurso às 11h20min.
Além deles, um grupo de ciclistas de Camboriú, realiza há 10 anos o Passeio Ciclístico à Santa Paulina, na sexta-feira santa. Nesta edição, cerca de 160 pessoas participaram do evento. O grupo saiu de Camboriú às 3h desta madrugada e chegou ao santuário às 9h. Três carros de apoio e uma ambulância acompanharam os ciclistas.
Paulo Henrique Galdini, de 46 anos, fez o percurso pela terceira vez, “eu venho aqui para fazer penitência, pedir a Santa Paulina que nos dê força e saúde”, comenta Paulo. José Boaventura, de 53 anos, veio junto com o amigo, é primeira vez que ele vem pedalando à Nova Trento. Segundo José, “ tem que ter muita vontade para chegar, o trajeto é ruim , tem muito morro, mas tendo fé em Deus a gente chega a qualquer lugar. Foi muito bom, valeu a pena ver Santa Paulina”.
Texto e foto: Marcia Peixe.