[popeye] Na quarta-feira dia, (24), o Brasil esteve mobilizado para a realização da Conferência Nacional na Educação. Os alunos participaram do evento e refletiram sobre a realidade da educação no país. Mateus Laurentino de Andrade, da 3º série do ensino médio da E.E.B. Manoel Vicente Gomes, de Major Gercino participou da CONAE. O estudante escreveu uma análise sobre a educação no território nacional.
Leia abaixo:
Segundo o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), as regiões Norte e Nordeste são as que têm as condições mais precárias quando o assunto é Educação. Em minha opinião, os “recursos” dados pelo Governo à escola, deveriam ser distribuídos com igualdade, além do mais, direitos iguais para todos. Independente se uma região tenha condições de dar uma “colaboração” boa ou não, a mesma colaboração será entregue ao mesmo governo, olhando por outro lado que penso um estado ou município ajuda o outro, assim, não faltará material aos alunos e nem à escola, tendo com isso, um índice escolar de aprendizagem bem melhor.
Temos que cobrar o que nos prometem e colocam no papel, pois se isso continuar, o índice de escolaridade irá demorar muito para melhorar, pois se temos transporte gratuito, que seja de qualidade de uso, como também a merenda escolar entre outros.
O governo também deveria investir na “educação” ou melhoramento em sua área, pois assim os alunos garantiriam pelo menos 30% de chance de entrar em uma faculdade sem pagar nada. A implantação de áreas com cursos profissionalizantes ou de aperfeiçoamento, para que os alunos já saibam pelo menos um pouco do que ele realmente quer e tem vontade de aprender, só que o governo não possibilita de forma adequada, sendo assim, a CONAE será efetivamente uma forma de transparência para que possamos fiscalizar e participar das ações e financiamentos destinados à educação.