O município de Nova Trento identificou dois focos de raiva bovina, no interior do município. Foram constatados dois focos da doença, nas localidades de Alto e baixo Capivara. Os proprietários perceberam que os animais apresentavam sintomas suspeitos e comunicaram o serviço veterinário do município.
[popeye]
Em seguida a Cidasc foi comunicada e após a morte dos bovinos foram realizados exames laboratoriais, que confirmaram o contagio por raiva. De acordo com a veterinária Marina Bolzani Saad, “a doença é transmitida por morcegos hematófagos e os primeiros sintomas causam a paralisia nas pernas dos animais, salivação excessiva e dificuldade para comer”.
As medidas sanitárias para combater a raiva são a vacinação compulsória e o controle populacional dos morcegos. A partir do dia 03 de junho a CIDASC de Nova Trento em parceria com a prefeitura vai vacinar os animais das propriedades localizadas no raio de 12 km, dos locais onde os casos foram registrados os focos. A imunização dos rebanhos acontece primeiro nas localidades próximas ao foco, Alto Pitanga, Baixo Pitanga, Saudade Grande, Saudade Pequena. A vacina terá o custo de R$ 1,10 para cada animal. Mais informações pelo telefone 3267- 3217 e 3265- 3814.
Confira a entrevista com a veterinária da Cidasc.
Raiva