A Polícia Civil, através da Diretoria de Investigações Criminais (DEIC), prendeu, pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, Anderson Voitexem Freitas, vulgo “Frango”, 27 anos; e Miriam Brasil, 35 anos; durante diligências realizadas nesta terça-feira (28), nos municípios de Tijucas e Itapema.
Os presos eram articuladores de um grande esquema de clonagem de veículos, segundo investigação realizada pela equipe Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da DEIC, iniciada há alguns meses. De acordo com os Delegados responsáveis pelo caso, Rodrigo Bortolini e Raphael de Oliveira, estes veículos são oriundos de roubo/furto, inclusive em outros estados da federação, e recebem placas e documentos falsos com dados de veículos semelhantes para rodarem.
Além dos carros furtados/roubados, os documentos utilizados pela quadrilha, geralmente, eram produtos de furto de órgãos de trânsito (DETRAN/CIRETRANs). Bortolini ressalta que também faz parte do modus operandi da quadrilha a confecção de procurações falsas, com o intuito de enganar terceiros que se viesse a se interessar pelos veículos.
Apreensões
Com “Frango” e Miriam foram apreendidos um Honda Civic, placas IRA 2995; um Gol G5, placas ISJ7990; e um Peugeot 308, placas MKO1567; todos eles com procedência de roubo ou furto e já devidamente adulterados.
Em outras ações policiais já tinham sido apreendidos outros carros cuja clonagem e adulteração foram atribuídas à quadrilha: KIA/Sportage, placas IUA0467; KIA/Sportage, placas IUB4481; VW/Gol, placas MKA4107;, FIAT/Bravo (ainda não identificado), Toyota/Hilux (ainda não identificado).
As investigações prosseguem para identificar e individualizar as condutas dos demais envolvidos no esquema, assim como para apreender diversos veículos já identificados e que foram adulterados pela quadrilha.