“Vamos tornar nossa cidade um local mais seguro”, afirma o Prefeito Daniel Cândido. Com investimento do Município e Governo do Estado, São João Batista irá se transformar em uma cidade mais segura para se viver. Isto porque, a instalação de câmeras de vigilância começam a sair do papel.
Serão ao todo 10 câmeras, e um investimento de R$ 108 mil dos cofres do município. O Governo do Estado também participa com mais R$ 108 mil. “A manutenção da sala de monitoramento também será bancada pela prefeitura de São João Batista, que deverá dispor de um funcionário para auxiliar a Polícia Militar”, afirma o secretário de Desenvolvimento, Plácido Vargas.
De acordo com Plácido Vargas, de 90 a 120 dias as câmeras serão instaladas no município. Nos próximos dias um técnico da Secretaria de Segurança Público do Estado, deverá visitar o município para definir os locais para fixação dos equipamentos. “Além de trazer mais segurança, o trânsito também poderá ser monitorado. Essa é uma largada, podemos avançar mais”.
Vargas diz que as câmeras não deverão resolver todos os problemas de segurança, mas que irá coibir uma grande parte da ação dos criminosos no município. “Estamos batalhando para que o Governo do Estado também amplie nosso efetivo policial e modernize a estrutura da polícia”, afirma o secretário.
O gerenciamento das imagens captadas será feito por meio de um software de monitoramento e gravações de imagens digitais via rede de dados que permite operacionalizar o conjunto de câmeras de alta tecnologia que operam em 360 graus e que possibilitam a visão das imagens no raio de até dois quilômetros.
Com as imagens, as autoridades podem atuar na redução da criminalidade e violência urbana, pois as imagens auxiliam na realização de investigações de crimes, identificação e prisão de acusados de furtos, roubos e tráfico de drogas, bem como na prevenção, inibindo a ação de pessoas mal intencionadas.
“A segurança da população sempre foi um assunto tratado com muito cuidado por nós. Queremos que as pessoas vivam sem medo. A instalação das câmeras é o primeiro passo. Vamos continuar trabalhando para aumentar a segurança do cidadão”, afirma o prefeito Daniel Cândido.