A última medição registrada pela Estação Telemétrica instalada na antiga Praça do Quiosque em São João Batista mostra que às 22 horas o nível do Rio Tijucas estava 5.79 metros acima do normal. Em alguns pontos o rio já deixou as margens e invadiu pastos. Na ponte nova um grande número de pessoas verifica o volume de água.
Nas últimas 24 horas choveu 36 milímetros no município e as 16h08 a Defesa Civil emitiu um novo alerta, informando o alto risco de inundação e risco moderado de movimentos de massa. O órgão solicitou a prefeitura que adite as medidas preventivas com brevidade.
Noite de sábado e madrugada e início da manhã de domingo (21 e 22/09): durante a noite núcleos de instabilidade se organizam e provocam chuva que se estende pela madrugada e inicio da manhã de domingo, causando chuva nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte a média de chuva será de 30 a 40mm com pontuais mais significativos que podem chegar a 60 e 80mm. Na divisa com o RS a chuva totalizará valores entre 30 e 40mm, com totais que podem chegar a 50mm do Oeste ao Litoral Sul.
Tarde e noite de domingo (22/09): na maior parte de SC o tempo permanece com muitas nuvens e durante a tarde de domingo a chuva diminui, vaiando entre 5 e 15mm. Pancadas isoladas de chuva voltam a ocorrer entre o fim da tarde e durante a noite no Litoral e Vale do Itajaí com volumes entre 20 e 30mm com pontuais muito isolados de 40 e 50mm especialmente no Litoral Norte.
Na segunda-feira a condição de chuva significativa diminui, permanecendo instável com chuva fraca no litoral, os volumes estarão pouco significativos entre 10 e 20mm mais concentrados na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Alerta para risco de deslizamentos de encostas
Diversos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul registraram volumes significativos, incluisive com registro de deslizamentos. Tendo em vista a previsão de continuidade de chuva, persiste risco de deslizamentos especialmente para essas regiões.
Alerta para risco de alagamentos e inundações:
Devido à possibilidade de chuva moderada à forte, há risco de alagamentos nas áreas com drenagem deficiente, especialmente nas áreas costeiras mais vulneráveis aos efeitos da maré.
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:
Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.