Após o recesso de final do ano, as obras de recuperação da cratera de Tigipió localizada as margens do Rio Tijucas, no quilômetro 166, da SC-108, em Tigipió devem seguir em ritmo acelerado, de acordo com informações a previsão é de que os serviços sejam finalizados nos próximos dias.
Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a Celesc realizou a recolocação dos postes de energia, o trecho segue em meia pista. As obras que iniciaram no dia 30 de setembro tem um prazo de 180 dias para conclusão, segundo o edital da obra a conclusão deve ocorrer até o dia 03 de Março, mas, o tráfego, que atualmente está apenas em meia pista, deverá ser liberada até o final do ano. A empresa responsável pela obra é a Terraplanagem Augusto, de Brusque, a qual venceu a licitação, quando apresentou o menor preço, R$ 2,26 milhões.
Com isso chega ao fim à novela, após dois anos de espera, desde a formação da cratera às margens do Rio Tijucas. O local liga os municípios de São João Batista e Major Gercino, destaca-se que a ordem de serviço para recuperação da via foi assinada no dia 05 de Setembro pelo governador do Estado, Carlos Moisés da Silva.
A CRATERA
Formada em junho de 2017 após uma enxurrada, a cratera tem aproximadamente 50 metros e fica próxima ao Distrito de Tigipió, onde residem aproximadamente 2 mil moradores, que trafegam diariamente pelo trecho. Além do mau estado do pavimento asfáltico da via, especialmente na área da cratera, a rodovia apresenta problemas de conservação e mato alto nos acostamentos, falta de sinalização e iluminação.
A SC-108 serve de rota para o escoamento da produção agrícola local e também como via de acesso aos municípios de Major Gercino, Angelina, Anitápolis, Rancho Queimado, Alfredo Wagner e Leoberto Leal, representando uma importância regional.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A confirmação da realização da obra foi realizada pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, durante audiência pública realizada no dia 6 de maio na comunidade do Tigipió. A discussão foi proposição do deputado Altair Silva, através da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa.
Fotos: Sérgio Roberto Machado