Em 2020, o Corpo de Bombeiros de São João Batista deve contar com uma nova ambulância para atendimento das ocorrências no Vale do Rio Tijucas. Na manhã de quarta-feira, 29, o deputado federal Fábio Schiochet (PSL) esteve no município cumprindo agenda, e visitou o quartel.
Presidente do PSL em Santa Catarina, o deputado esteve acompanhado do vereador Juliano Peixer, que deve se filiar no mesmo partido em março, além de outros membros e simpatizantes do partido de São João Batista.
Na visita, o comandante do quartel, tenente Bruno de César Toledo Camilo e demais bombeiros militares e comunitários receberam a comitiva do deputado. Em conversa, Schiochet se comprometeu com os bombeiros a destinar o recurso de R$ 300 mil, com a finalidade da compra de uma nova ambulância.
O deputado conta que já passou em outras oportunidades por São João Batista, inclusive na campanha. E, depois de eleito, esta é a terceira vez que vem ao município. “Fiz uma boa quantidade de votos na região, então acho que o papel do deputado é isso. Não só parabenizar o município em dia de aniversário na tribuna e rede social, mas vir para cá e trazer o recurso”, diz.
Segundo Schiochet, este foi o 25° dia de roteiro pelo estado, faltando somente o Alto e Médio Vale para encerrar as visitas no estado. “Após isto, levarei todas as demandas ao governador do estado, Carlos Moisés”, informa.
Necessidade do quartel
O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente César revela que, hoje, a maior demanda do quartel, é, sem dúvida alguma, uma nova ambulância, a qual é chamada de ASU. “A nossa atual é de 2013 e vem apresentando muitos problemas desde o ano retrasado. Ficou, praticamente, um terço do ano sem funcionar, e hoje estamos trabalhando quase que, exclusivamente, com viaturas reservas, que fazem falta em outras localidades”, comenta.
Para o militar, o compromisso assumido pelo deputado, é, sem dúvidas, a melhor notícia de 2020, já neste começo de ano. “Nós do Corpo de Bombeiros ficamos muito felizes com essa visita”, afirma.
Vale ressaltar que a ambulância dos bombeiros atende, além de São João Batista, os municípios de Nova Trento, Major Gercino, Canelinha, e, eventualmente, em Tijucas e outros municípios próximos, em grandes emergências.
Ambulância emprestada
Atualmente, a ambulância do quartel de São João Batista está na oficina, e o destino dela ao retornar será avaliado. “Ela está apresentando um custo de manutenção extremamente elevado. Então veremos se vale a pena investir uma quantia considerável para tentar torna-la apta para atender ocorrências, ou se será o caso de devolver ao estado para que tome uma medida mais cabível, exemplo de um leilão”, explica o tenente.
Para atendimento de ocorrências, hoje os bombeiros utilizam uma ambulância que veio emprestada de Balneário Camboriú. “Ela estaria na ativa naquele município se não tivesse vindo para cá. Então sem dúvida alguma não estamos na situação ideal, pois estamos com uma viatura que pode estar fazendo falta em outro local. O ideal é termos uma ambulância própria e em boas condições de funcionar de forma contínua”, frisa o comandante.
Visita ao prefeito
A vinda do deputado ao município foi intermediada pelo vereador Juliano Peixer, quando, há 15 dias, o fez uma visita. “Tenho sempre buscado aproximar das lideranças estaduais e federais, independentemente de partido político, mas visando trazer recursos para São João Batista”, diz.
Ainda durante a manhã, o deputado federal esteve no gabinete do prefeito Daniel Netto Cândido. Na oportunidade ele fez a entrega do empenho de uma emenda de R$ 250 mil, destinada à Secretaria de Agricultura, que já foi anunciada ano passado. “Com empenho na mão, o município pode licitar a compra de uma retroescavadeira e alguns implementos agrícolas, e realmente comprar os bens para entregar aos nossos agricultores”, detalha Peixer.
Deputado mais jovem
Fábio Schiochet é o deputado federal mais jovem da história de Santa Catarina. Para ele, é uma grande responsabilidade representar o estado, mas que também mostra que a juventude tem seu papel na política, e tem que fazer parte. “Me sinto muito honrado. É um desafio, ainda mais que tenho uma família jovem, com um filho de três anos em casa, mas sinto horando em fazer esse papel e representar o catarinense na Câmara dos Deputados”, garante.
Informações: Correio Catarinense