Próximo de completar 59 anos, a Rádio Clube de São João Batista está pronta para uma transformação radical que deve postergar a posição de liderança na radiodifusão de toda região do Vale do Rio Tijucas. Desliga a transmissão em AM (amplitude modulada), prejudicada pelas interferências que sabotam seu sinal, e passa a operar em Frequência Modulada, a FM, com potência para ser ouvida claramente em São João Batista e toda a grande região.
A Clube resiste amparada por sua história gloriosa e agora se prepara para novos desafios. Tudo sem perder as raízes nem negligenciar um passado que a incorporam a tantas vidas, tantos fatos importantes na região. Com uma nova programação, uma plástica moderna, equipamentos de ponta, veículo novo e modernas instalações: um estúdio totalmente reformado, assim a Rádio Clube prepara-se para ligar seus transmissores no FM.
Nos próximos dias a emissora passará a transmitir em 88,5 FM, operando com 5.000 watts de potência irradiados para toda região, será uma das emissoras mais potentes da região, oferecendo além de uma melhor qualidade de som e sinal, uma cobertura muito maior. A potência que será irradiada é, sem sombra de dúvida, a grandeza que merece uma marca líder de audiência por seu valor histórico e cultural.
A Rádio Clube poderá ser sintonizada com qualidade em São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Canelinha, Tijucas, Brusque, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Rancho Queimado e ainda cidades vizinhas. É a garantia para o anunciante da emissora que divulgará seus produtos ou serviços para uma gama muito maior de potenciais clientes.
Neste momento duas frentes de trabalho, composta por técnicos e colaboradores da emissora, se dividem para deixar tudo pronto. A execução do projeto técnico, envolvendo a escolha de materiais básicos, mais apropriados para favorecer a ‘engenharia de som’, desde a escolha da iluminação, espumas, pintura, novos microfones e novo cabeamento. Além é claro, do novo local que abrigará os novos transmissores e a nova torre da emissora da emissora, segundo os responsáveis o objetivo é que nos próximos dias a rádio já esteja no ar com a sua programação no FM.
A HISTÓRIA
As ondas da Rádio Clube, de São João Batista foram ao ar pela primeira vez, em 1º de setembro de 1961. O senhor Jenner Reinert foi idealizador da emissora. Ele sonhava em ter uma rádio própria. A falta de recursos não o impediu de realizar o desejo. Após a solicitação da licença no Ministério das Comunicações, contou com o apoio do ex-governador Aderbal Ramos da Silva que viabilizou a compra de transmissor para a rádio. Uma enchente atingiu o município de São João Batista, ainda no ano de 1961 e danificou o transmissor, comprometendo as atividades da emissora. Para recuperar o equipamento, o então candidato ao governo do Estado Santa Catarina, Ivo Silveira fez um empréstimo para custear os prejuízos do aparelho.
A transmissão da Rádio Clube inicialmente era dividida em três etapas, das 10h às 13h, das 15h às 16h, e das 18h às 19h. Além da falta de recursos, encontrar anunciantes era extremamente desafiador em um município com poucas empresas, na época. A forma encontrada por Jenner foi a de buscar anunciantes nas cidades vizinhas. Em Itajaí fechou contrato com a Casa do Coelho.
No cenário político da cidade, a Rádio Clube AM destacou-se como fonte de informação para a comunidade, participando efetivamente das eleições da cidade. No ano de 1982 a rádio passou a pertencer ao Grupo Portobello, sob à direção de Evaldo Peixoto. Com a intenção de expandir o faturamento e abrangência da emissora, a potência foi ampliada para 1000 watts.
Mais tarde, no ano de 1997, a Portobello decidiu vender à emissora. O comprador foi Sílvio Eccel, ex-mecânico. Audacioso, mesmo contra a vontade da família, investiu uma casa semi-pronta e uma carreta, na aquisição da rádio. Eccel impulsionou o crescimento da emissora, adotou uma nova programação a fim de aumentar a audiência. O número de anunciantes cresceu e consolidou o faturamento da empresa.
Atualmente, além de atingir São João Batista, cidade sede, a Rádio Clube AM 1190, abrange os municípios de Nova Trento, Canelinha, Major Gercino e Tijucas. A programação é destinada aos ouvintes do Vale do Rio Tijucas que residem nessas cidades. Além do Rádio, a Clube conta também com um completo portal de notícias: o clubei.com e também estamos nas principais mídias sociais.
Foto: Rádio Clube