Foi inciado o processo de içamento das Vigas pré-moldadas.
Os trabalhos para a construção da ponte que ligará os bairros Ribanceira do Sul e Cardoso seguem em ritmo intenso nas margens do Rio Tijucas, em São João Batista. A evolução da obra, de acordo com a empresa responsável já ultrapassa os 60%.
Etapas importantes, como as fundações em áreas submersas e as construções dos pilares, já foram concluídas. No início da tarde deste sábado foi realizado uma visita técnica para saber como está evolução dos serviços e também acompanhar o início dos trabalhos de içamento das vigas pré-moldadas que darão forma a nova ponte. Ao todo são 15 vigas pré-moldadas, que durante os próximos dias serão içadas, cada viga tem aproximadamente 51 toneladas cada, as estruturas serão distribuídas em três vãos.
“Esta obra vai transformar São João Batista. A ponte será fundamental para melhorar a mobilidade urbana ao descentralizar o trânsito, além de propiciar que nossa cidade continue a crescer nos próximos anos. É um sonho de décadas que irá se concretizar”, comenta o prefeito Daniel Netto Cândido.
Os serviços estão sob a responsabilidade empresa Itaúba Construções e Incorporações Ltda, vencedora do processo licitatório Concorrência Pública nº 04/2019/PMSJB. O investimento é de R$ 5.141.419,73, com recursos provenientes da linha de crédito de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.
Acesso à ponte
De forma concomitante, também seguem os trabalhos no entorno da ponte. As ruas Francisco João Leonardo de Oliveira (Krequer), Francisco José Soares (Ribanceira), Ladislau Duarte da Silva (Cardoso), Marcos Silva (Cardoso), Mario Cipriani (Ribanceira do Sul), Moacir Marcos da Silva (Cardoso) e Valdemiro Schmitt (Ribanceira do Sul) já foram asfaltadas dentro do pacote de obras para a melhoria do sistema viário.
Também já está em andamento o processo licitatório para a contratação de empresa especializada em serviços de engenharia para execução de terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização e obras complementares nas vias de acesso à ponte. Com valor máximo de R$ 2.626.247,80, as empresas interessadas podem apresentar a documentação relativa à habilitação e à proposta de preços até as 8h45 do dia 27 de fevereiro. A íntegra do edital está disponível no site www.sjbatista.sc.gov.br, na seção Licitações, modalidade Tomada de Preços.
Fotos: Hércules Marcos