O vereador de São João Batista, Leôncio Paulo Cypriani, cumprindo sua fala no final de 2019, onde disse que deixaria o partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro), na tarde desta terça-feira, dia 10, encaminhou um documento solicitando sua desfiliação da sigla.
A decisão de sua saída obedece à legislação eleitoral, chamada janela partidária, período em que é possível a troca de sigla sem que o parlamentar perca o mandato por infidelidade partidária.
O novo rumo político do vereador deverá ser debatido com sua base política. Não há uma definição oficial, embora o vereador tenha divulgado na sessão da câmara em novembro do ano passado que a tendência poderia ser o PRB (Partido Republicano Brasileiro), partido do companheiro de bancada, Ademir José Rover, o qual já teria inclusive feito o convite a Leôncio. Outras alternativas não estariam descartadas, como o PSD (Partido Social Democrático), o qual também mantem uma boa relação com o vereador.
Segundo o texto do pedido de desfiliação do vereador Leôncio, o seu desejo é concorrer novamente a vereador ou então a vice-prefeito e até quem sabe a prefeito. Ele disse que ficará a disposição e que manterá seu apoio ao prefeito Daniel Netto Cândido (PSL), mas lamenta a situação em que estaria sendo atribuída a ele, a responsabilidade pelas discórdias dentro do partido e que deixa o caminho aberto para o MDB batistense tomar suas decisões futuras.
Fotos: Divulgação