Em uma audiência realizada na manhã desta terça-feira, dia 21, o hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Nova Trento, deverá ativar dez leitos de UTI para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Participaram do encontro o prefeito da cidade, Gian Francesco Voltolini, o deputado estadual Altair Silva, o secretário municipal de Saúde, Adauton Raulino, vereador Maxiliano de Oliveira e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Segundo informações, a ativação da unidade deve ocorrer a partir de 1º de agosto e irá auxiliar tanto a Grande Florianópolis quanto a Foz do Rio Itajaí, duas das regiões mais atingidas pelo novo Coronavírus.
O prefeito Gian Voltoline, destacou o momento e de que maneira será montada a estrutura da UTI na cidade. “Lembramos que os equipamentos serão custeados pela secretaria de estado, através do deputado Motta Ribeiro o qual deve garantiu que todos os equipamentos já deverão chegar no município nos próximos dias”. Destacou o prefeito.
Motta Ribeiro garantiu ao prefeito e ao parlamentar que o Estado auxiliará com o repasse de equipamentos fundamentais para a ativação dos leitos, como respiradores e monitores multiparâmetros. Além disso, atuará para viabilizar a habilitação junto ao Ministério da Saúde, o que garantirá o custeio por parte do Governo Federal.
“Esses novos leitos serão muito úteis para o combate à pandemia. Os representantes da região se colocaram à disposição para a ativação destes leitos, e o Estado prontamente ajudou. Os equipamentos chegarão a Nova Trento já nesta quarta-feira. Vivemos um momento importante do enfrentamento à Covid-19 e essa estruturação será fundamental para garantirmos o melhor tratamento para a nossa população”, afirmou Motta Ribeiro.
O secretário também discutiu o futuro vocacionamento da unidade e garantiu a parceria do Estado com o ente municipal para a qualificação do hospital.