O ex-prefeito de São João Batista e ex-secretário de estado, Sebastião Amorin, popularmente conhecido como Nonga, precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois que foi diagnosticado com Covid-19.
Nonga, atualmente com 71 anos, estava internado desde a última quarta-feira, dia 25, em tratamento no hospital municipal MonSenhor José Locks, em São João Batista. O ex-prefeito teve seu quadro clínico agravado e precisou ser transferido do hospital batistense para o hospital de Nova Trento. Ele imediatamente foi entubado, por fazer parte do grupo de risco, o quadro de saúde dele requer cuidados especiais, seu estado de saúde é considerado grave.
DEMORA NAS TRANSFERÊNCIAS
De acordo com informações, a transferência do ex-prefeito era solicitada desde quinta-feira, dia 26, mas somente foi liberada pela Central de regulação neste sábado. Esta situação tem sido registrado em outras situações e tem causado preocupação das pessoas que prestam o serviço e também para os pacientes e familiares, claro que é notório a situação que o sistema de saúde está enfrentando é atípico, mas a demora pode custar vidas.
Para se ter ideia, para que uma transferência entre os hospitais de São João Batista e Nova Trento é necessário a aprovação da central de regulação de leitos, que é acessada pelos médicos por meio de sistema online ou por ligação telefônica, recebe demandas de todas as unidades de saúde do Estado que lidam com casos de urgência/emergência, UTI e obstetrícia, sejam estaduais, municipais, federais ou particulares que prestam serviço ao SUS, com a função de avaliar os casos encaminhados e, a partir daí, indicar o serviço mais adequado ao perfil clínico do paciente.
Apesar da situação é preciso que se tenha agilidade nos procedimentos, afinal quando os minutos contam, a burocracia pode atrapalhar o trabalho clínico nos hospitais e desta maneira prejudicando uma grade quantidade de pacientes que necessitam que este serviço seja executado com celeridade, dando a assistência necessária aos doentes e dar uma resposta rápida as diversas situações.
Foto: Divulgação