Melhoria amplia de 5 a 10 anos a capacidade de armazenamento de resíduos orgânicos na estrutura
O Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal de São João Batista (Sisam) concluiu nesta semana a construção de uma nova célula no Aterro Sanitário. Com a implantação da estrutura, estima-se que a vida útil do aterro seja ampliada de 5 a 10 anos.
A nova célula ocupa uma área de 2,5 mil metros quadrados. Conforme a autarquia, a benfeitoria foi possibilitada por um rearranjo de terraplenagem, além de drenagem, colocação de rachão, tubos e geomembrana para impermeabilização do solo.
“É um investimento importante, que resolve a curto e médio prazos o problema de destinação de resíduos orgânicos em nosso município”, comenta a diretora-executiva do Sisam, Andréia Costa. Conforme ela destaca, também foi efetuada a revitalização de toda a área do entorno do aterro.
Os serviços incluíram a ampliação dos muros e cercas de proteção, a instalação de câmeras de monitoramento e a criação de um novo acesso às lagoas de tratamento e ao galpão. A antiga célula foi encerrada, com a implantação de sistema de drenagem ao redor.