Atualmente morrem mais de 1.3 milhão de pessoas por ano no trânsito mundial e outras 50 milhões ficam feridas. Além dessas vítimas, os familiares e amigos sofrem também sofrem as consequências de muitas tragédias evitáveis.
Desde 1993 movimentos de vítimas e seus familiares lutam para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir a violência no trânsito e que nenhuma morte é aceitável.
Assim a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), fará na semana que antecede o dia 21 de novembro uma campanha de conscientização em favor ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, que foi criada com a intenção de homenagear não só as pessoas que morreram em decorrência dessas fatalidades, mas também familiares, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.
O comandante da PMRv, coronel Marcelo Egídio Costa, gravou um vídeo, em anexo, para apresentar a campanha. “Mais do que um dia no calendário, trata-se de um momento para uma análise da quantidade de vítimas do trânsito no mundo. Todos podemos nos acidentar no trânsito, seja diretamente ou indiretamente, portanto, devemos assumir a responsabilidade de perceber os riscos e proteger todas as vidas no trânsito”, afirmou o comandante.
O terceiro domingo de novembro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, mais conhecido como “World Day of Remembrance”.