O empresário do ramo tecnológico Eduardo Augusto Demonti Vicente teve a iniciativa de criar um museu da informática e do videogame na cidade de São João Batista. Tudo começou da junção de peças antigas e novas que mantinha em seu acervo pessoal e que durante muitos anos colecionou sabendo que um dia iria aproveitar tais peças.
O museu é composto de mais de 2.000 peças que ficam ordenadas cronologicamente sendo que todos os equipamentos conectados a energia funcionam corretamente. No seu acervo é possível encontrar o notebook mais antigo do mundo, além do primeiro videogame comercializado no Brasil. Eduardo conta ainda que para compor o museu e deixar tudo funcionando corretamente ele precisou importar peças de outros países em sites estrangeiros, o que lhe rendeu muito trabalho.
Além dos computadores, há também um simulador de jogos que possui mais de sete mil jogos de consoles como Atari, Nintendo, Master System, Mega Driver dentre outros. O museu está aberto a visitas do público em geral, preferencialmente às escolas e aos educadores sendo realizadas mediante consulta prévia.
É importante destacar que durante os dias 29 de novembro até o dia 03 de Dezembro o a rede de ensino está convidada para participarem de uma visita especial ao Museu da informática e do vídeo game.
Atividade cultural fomentada através do edital de chamamento público nº 002/funjuve/2020 – premiação cultura SJB com recursos da lei 4.017/2020 de emergência cultural Aldir Blanc, por meio do fundo nacional de cultura vinculado ao ministério de turismo – secretaria especial de cultura.
Durante a visita os alunos e professores terão a chance de conhecer a evolução desde o tempo onde os computadores pesavam algumas toneladas até chegar aos modelos atuais. A evolução não se limitará ao hardware, mas também ao software já que tudo neste museu funciona. Além da evolução do computador, teremos a evolução dos celulares, notebooks, máquinas de escrever meios de armazenamento e diversos outros itens tecnológicos que começaram na década de 70 até os tempos atuais.
A entrada é gratuita e para ser agendada é preciso entrar em contato com Eduardo através do (48) 9997-7095 ou dirigir-se até o prédio que fica na Rua Otaviano Dadam em frente ao Colégio Estadual.
A equipe do Clube i foi até o museu e registrou cenas que deixam quem é apaixonado por informática com água na boca. Confira as fotos a seguir: