Na manhã desta quarta-feira (05), a Secretária Municipal de Assistência Social Rúbia Alice Tamanini Duarte pediu sua exoneração do cargo em que ocupa na atual gestão há cerca de onze meses. O prefeito municipal Pedro Alfredo Ramos já havia manifestado que realizaria mudanças no primeiro escalão de seu governo até dia 03 de janeiro, fato que não se concretizou.
Muito ativa, e com bom relacionamento politico em âmbito Estadual e Nacional, Rúbia articulou importantes projetos para São João Batista, com destaque ao plano piloto do Auxilio Inclusão, no qual, o município foi escolhido para aplicar o projeto e a Secretária foi muito elogiada pelos representantes do Governo Federal.
Destaque também para o posto de atendimento do INSS, viabilizado através da Secretaria de Assistência Social que já está prestando atendimento no município.
No primeiro escalão, do casamento entre MDB, PSD e PSL agora com a saída de Rúbia Tamanini restou apenas o vice-prefeito Almir Peixer, o Déi do Gás que ocupa o cargo (sem remuneração) de intendente.
Como o Prefeito não cumpriu o prometido que iria exonerar todos seus secretários promovendo mudanças no administração, de acordo com informações, já haveria revelado que traria para perto dele Naldir Alexandre, que foi secretária no governo de Aderbal Manoel dos Santos e possui maior afinidade com o atual prefeito. O objetivo seria forçar uma saída voluntária de Rúbia Tamanini.
A permanência da Secretária vinha promovendo descontentamento no vereador Teodoro (MDB), o mesmo já havia proferido duras críticas a maneira em que a Secretária conduzia a pasta, e ainda, segundo informações, como Pedroca não efetuou a exoneração prometida, o mesmo havia exposto total descontentamento e endureceu sua forma de agir perante o governo municipal.
Ciente de tudo que vem ocorrendo nos bastidores Rùbia se antecipou e solicitou sua exoneração. Com sua saída, o município perde a secretária com maior capacidade de articulação política, e ainda, a que possui maior entrosamento com o ex-prefeito Daniel Netto Cândido que foi personagem fundamental para a eleição de Pedroca, expondo ainda mais o afastamento entre Cândido e Pedroca.
Com dificuldades de articulações entre os poderes, o prefeito municipal ainda teve mais duas baixas no Legislativo Batistense, circulou pelas redes sociais, um áudio do próprio prefeito tecendo críticas aos vereadores Mário Teixeira e Gustavo Grimm, que vinham dando sustentação ao governo, com isso, do intitulado “centrinho” restou apenas o vereador Elisandro dos Santos.
O ano deve ser difícil para o governo municipal, que vem desde o início sofrendo importantes perdas de apoios políticos.
Através de suas redes sociais Rúbia fez um breve balanço de suas atividades, confira na íntegra:
“Foram 11 meses de muito trabalho frente à Secretaria de Assistência Social.
Colocamos São João Batista em destaque nacional com o projeto piloto Auxílio Inclusão, trouxemos o posto do INSS, criamos ações importantíssimas para as crianças, jovens, mulheres e idosos, porém, nossa maior preocupação sempre foi no atendimento, na acolhida das pessoas que nos procuraram no momento de dor, angústia ou vulnerabilidade.
Por motivos pessoais acabo de entregar minha carta de demissão.
Agradeço a administração @pedroca_sjb e @almirpeixer pela oportunidade”.
Até o momento foi a única mudança no primeiro escalão da administração, que não se pronunciou sobre a saída da secretária.