A prefeitura de São João Batista estuda a implantação da Praça do Ciclista, uma espécie de “Ponto de Parada” que visa atender os amantes do ciclismo.
O local deve trazer paraciclos e ferramentas básicas de manutenção, além de dar todo o apoio que os passantes da rodovia precisam para descansar, o espaço deve ser implantado as margens da rodovia SC-108, no trecho próximo a comunidade de Domingas Correa, local onde antigamente foi utilizado para a montagem de uma fábrica de conservas e também de leite, mas que há um bom tempo está complemente abandonado.
O projeto está em fase de análise técnica pela gestão, mas os serviços no local já devem iniciar nos próximos dias. Além de ser um espaço a mais para turistas e Batistenses, a obra visa suprir a necessidade de uma passagem específica para pedestres e ciclistas que utilizam este trecho para a prática do esporte.
A promessa é de uma praça aconchegante, clara, com luminárias, árvores e flores. O espaço também deve ganhar bancos para que os moradores e pessoas que passarem pelo local possam aproveitar. O município deve ainda instalar bebedouro com água gelada e tomadas.
HOMENAGEM
O projeto será também uma boa oportunidade do município prestar homenagens, para que de alguma maneira ajudou e contribuiu para a incentivar a projetos importantes na cidade e permitir desta maneira colocar seus nomes na história da cidade.
Segundo informações, alguns nomes já estão sendo citados para receberem o nome da praça como por exemplo, o senhor Loreno Antônio Cezario, o qual foi morador da localidade e também proprietário do terreno em que será construída a nova praça, na época ele doou a área para que o município pudesse construir a fábrica de conservas. Além do mais, a história da família também é ligada ao ciclismo, já que o neto de seu Loreno, foi o primeiro ciclista batistense a subir no pódio no campeonato Catarinense, ele que carrega o mesmo nome de seu avô, ele se diz empolgado pela revitalização do lugar que atualmente está abandonado e pela chance de quem sabe sua família também ser homenageada.
O espaço também deve servir como um memorial para prestar homenagem a pessoas ligadas ao ciclismo que também contribuíram para o divulgação e incentivo ao esporte.
CONFIRA ABAIXO O PROJETO DA NOVA PRAÇA: