A Petrobrás anunciou na manhã desta quinta-feira novo reajuste no preço dos combustíveis nas refinarias, a gasolina sofrerá um aumento de 18,8%, já no diesel o impacto será ainda maior, 24,9%.
De acordo com a entidade, o aumento é provocado pela alta do barril de petróleo motivada pela guerra entre Rússia e Ucrânia e as sanções que alguns países estão impondo sobre a Rússia.
“Após serem observados preços em patamares consistentemente elevados, tornou-se necessário que a Petrobras promova ajustes nos seus preços de venda às distribuidoras para que o mercado brasileiro continue sendo suprido, sem riscos de desabastecimento”, informou a estatal, em comunicado.
O Brasil, mesmo sendo considerado autossuficiente, adota seu modelo de precificação através do mercado internacional, por isso, o consumidor vem pagando o preço pelas oscilações constantes do mercado.
Os aumentos constantes no preço dos combustíveis tira cada vez mais o poder de compra das pessoas de baixa renda, pois sua oscilação acentua ainda mais a inflação, puxando o preço de alimentos, insumos e tudo mais.