Por volta do meio dia desta segunda-feira, 02 de maio, a Polícia Militar de São João Batista recebeu a informação da Central de Operações da cidade de Brusque, que um caminhão deslocava pela rodovia SC 108 carregado de contrabando, sentido a cidade batistense.
No trevo de entroncamento com a SC 410, foi dada ordem de parada, porém, o motorista do caminhão, um Mercedes Benz modelo 710, desobedeceu e seguiu em fuga, só parando na localidade de Colônia de Dentro, quando perdeu o controle da direção e avançou para dentro de uma plantação de milho.
O motorista, para não ser preso, fugiu roça adentro e depois para o matagal e não foi mais encontrado. Dentro do baú do caminhão com placas de Joinville, havia uma carga de 101 caixas contendo mais de um milhão de cigarros contrabandeados, a princípio, do Paraguai, que foi apreendida e encaminhada para a Receita Federal para avaliação, contudo, estima-se que a carga ultrapasse o valor de duzentos e cinquenta mil reais. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Florianópolis para os procedimentos legais.