Na busca constante do aparelhamento policial, com equipamentos, armamentos e viaturas de ponta, que possibilitem o enfrentamento direto e seguro ao policial, foi adquirida com recursos do Convênio de Trânsito firmado entre a Prefeitura Municipal de São João Batista e a Polícia Militar de Santa Catarina, uma viatura Chevrolet Tracker, ano 2022, equipada com compartimento de transporte de preso, sistema de sinalização luminosa e sonora de emergência, no valor de R$ 141.900,00, que já está à disposição da população no patrulhamento diário na cidade.
Além da viatura, a cidade foi contemplada, ainda no mês de abril, com a chegada de dois novos policiais militares, a soldado Vanessa e o soldado Moraes.
Naquela ocasião, estiveram na Capital pleiteando a vinda desses novos policiais, o vice prefeito Almir Peixer e o presidente da Câmara de Vereadores Edesio Pedrinho Tomasi.
Com a chegada de mais uma policial feminina (a soldado Layse já trabalha em São João Batista desde 2020), será possível implantar o programa Rede Catarina, que em breve estará sendo lançado, possibilitando que mulheres, vítimas de violência doméstica se cadastrem, e tenham o acompanhamento rotineiro por parte das policiais femininas, além do botão pânico, em caso de risco de morte.
CURIOSIDADE
Nos últimos 32 anos, desde a chegada da primeira, a Polícia Militar de São João Batista já foi contemplada com outras quatorze outras viaturas, equivalente a uma substituição a cada dois anos e quatro meses, além de três motocicletas.
No dia 03 de agosto de 1990, o então Tenente Coronel PM Itamar Farias DINIZ, à época comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar com sede em São José a qual a Polícia Militar de São João Batista se subordinava, acompanhado do então 1º Tenente PM Adelino SENEM Cardoso e do 2º Tenente PM Marcelo SOUZA, entregaram solenemente a primeira viatura de uso exclusivo da Polícia Militar de São João Batista.
Naquela ocasião, uma viatura marca fiat modelo uno 1.0, caracterizada e equipada, foi recebida pelo comandante do Grupamento Cabo Valdir Goulart e seu efetivo, composto pelo soldado Luiz Picolli, soldado Clécio de Freitas (in memóriam), soldado Renaldo Luiz Guveia, soldado Nivaldo Aloísio Junkes, soldado Valdeci Quintino Molinari e soldado Osmar de Borba (in memóriam).
A POLÍCIA MILITAR EM SÃO JOÃO BATISTA
Destaco a dedicação dos policiais militares que, diuturnamente se desdobram e debelam quadrilhas, desmontam pontos de tráfico, apreendem armas ilegais, abordam suspeitos e evitam todo tipo crimes em São João Batista, além da intervenção em todo tipo de problema social garantindo a tranquilidade aceitável à comunidade batistense.
Existimos para proteger e a nossa forma de fazer isso é garantindo que o risco real e a percepção de risco para o crime, violência e desordem sejam aqueles socialmente desejados e aceitos.