Com o objetivo de enfrentar a violência doméstica contra a mulher e aprimorar o sistema de proteção às vítimas na cidade, a Polícia Militar de São João Batista implantou nessa semana o programa Institucional Rede Catarina.
O Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher é direcionado a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, e já existe em 176 dos 295 municípios de Santa Catarina.
Em São João Batista duas policiais militares femininas serão empregadas no programa, que visa proteger e orientar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a partir de visitas preventivas realizadas e da fiscalização das medidas protetivas de urgência.
As mulheres atendidas pelo programa, tem acesso ao “Botão de Pânico” que, em caso de iminente risco de morte, a vítima aciona a central de emergência da Polícia Militar, que recebe o alarme de pânico com prioridade sobre qualquer outra ocorrência.
Além disso, enquanto uma viatura é deslocada imediatamente para o socorro, a mulher pode interagir com o policial da central de emergência enviando fotos, vídeos, áudios e textos pelo chat, e a central de emergência acompanha a localização em tempo real da vítima.
O botão do pânico foi desenvolvido exclusivamente para as mulheres que conseguem na Justiça medida protetiva contra os agressores. Nestes casos, a vítima precisa baixar o aplicativo PMSC Cidadão para que os agentes possam incluir o botão no cadastro dela.
A inclusão no programa não é automático, por isso, as mulheres que residem em São João Batista e que possuem medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário e que tenham interesse em se cadastrar no Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, podem procurar a Polícia Militar pessoalmente no horário das 13h às 18h, na Rua João Vicente Gomes nº 98, Centro, ou mesmo mandar mensagem para o telefone 48 9 8835 4984 solicitando que uma guarnição vá até a sua residência para providenciar o cadastramento.