Recentemente diversas pessoas tem relatado a Polícia Militar que estão sendo extorquidas por supostos integrantes de reconhecidas facções criminosas de diversos locais do país.
O método é similar, independente de qual nome de facção seja usado. O autor entra em contato com a vítima, geralmente por aplicativo de mensagens WHATSAPP, ou outro meio de mensagens disponível em redes sociais. O autor inicia a conversa dizendo que sabe que a vítima está denunciando integrantes da facção para a polícia e que irão se vingar deste fato, exigindo alguma quantia em dinheiro para que então intervenha com os integrantes da facção e impeça que algum mal ocorra a vítima ou algum familiar.
Destacamos que esse é apenas mais um método utilizado pelos bandidos para arrecadar dinheiro
Devido a facilidade de aplicar esse tipo de golpe, a facilidade em mudar de número de telefone celular e a grande dificuldade para que a polícia elucide quem está por trás de cada número telefônico que entra em contato com as vítimas, estes marginais vêm tirando proveito dessa prática.
As informações que os bandidos usam, apesar de dar certa aparência de veracidade, são facilmente coletadas na internet, quer seja em sites de busca bem como em redes sociais da própria vítima e parentes.
As orientações são simples: -NÃO RESPONDA AS MENSAGENS
– BLOQUEIE IMEDIATAMENTE O NÚMERO
– SE ACHAR NECESSÁRIO INFORME A POLÍCIA MILITAR ATRAVES DO 190