Na tarde desta quinta feira (27) por volta das 18:00 , a Polícia Militar foi acionada via COPOM pois vários indivíduos teriam fechado a via com entulhos e estariam ateando fogo nas duas pontes que servem de entrada para a “invasão”, local como é popularmente conhecido e final da rua 450, no bairro Morretes. Este fato já havia sido vinculado em redes sociais horas antes onde alguns indivíduos estavam programando para fazê-lo como forma de retaliação devido a morte de um traficante em um confronto ocorrido no dia de ontem com a Polícia Militar no interior do bairro.
Diante dos fatos a Agência de Inteligência do 31⁰ BPM se posicionou nas proximidades do local apontado em que ocorreria o fato e acompanhou o momento em que se iniciou o incêndio, conseguindo identificar alguns autores bem como registrar seus atos através de imagens.
Vale salientar que eram muitos envolvidos na situação, porém alguns deles se portavam de modo a liderar os demais, inclusive os dois homens posteriormente presos. Além disto constar também que o incêndio causado pelos envolvidos colocou em risco a vida de moradores e transeuntes próximos ao local, visto que o local é de principal acesso ao bairro da invasão e possui residências nas proximidades.
Através das indicações dadas pelos policiais a paisana, a guarnição do Tático do 31⁰ BPM e demais guarnições de serviço do Batalhão, com apoio do Tático 12⁰ BPM e ROCAM deslocaram até o local, logrando êxito em prender dois homens.
Um dos suspeitos de 19 anos, o qual estava momentos antes junto aos demais autores próximo ao fogo soltando foguetes em clara alusão à represália que ocorria, fato registrado pelo P2. Ele fora visto pelos policiais saindo de uma mercearia de posse de uma caixa de foguetes e ao tentar realizar a sua abordagem o mesmo correu em direção a uma residência próxima sendo acompanhado e conseguido abordá-lo somente no interior desta.
A casa em questão tratava-se de sua própria moradia e de imediato fora visto em cima da mesa uma balança de precisão bem como dois tabletes grandes de maconha. Em revista no quarto do autor ainda foi encontrado mais 256 gramas de maconha fracionados e embalados.
Outro homem também registrado na filmagem pela Agência de Inteligência e que estava ateando fogo no local com entulhos foi preso em flagrante no local pela prática de incêndio criminoso, de 29 anos, com passagem por tráfico de drogas.
O Corpo de Bombeiros Militar esteve no local e apagou os focos de incêndio, liberando a via para o trânsito de veículos e pedestres.
Diante dos fatos ambos os detidos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil para procedimentos .