O vereador Marcelo Teodoro Adão, está em viajem a capital federal, onde na tarde desta quarta-feira, dia 07, participou de uma importante reunião Fórum Parlamentar de Santa Catarina, o qual trata sobre as demandas para os municípios atingidas pelas chuvas.
A boa notícia foi a destinação imediata do valor de R$ 446,000,00 como recurso para a cidade de São João Batista, a qual foi atingida pela enchente. A portaria que destina o valor é assinada eletronicamente pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas.
O vereador comemorou a conquista, ele destacou que viu de perto o esforço dos deputados e representantes de Santa Catarina em trazer recursos para os municípios atingidos pelas chuvas. “Tive a oportunidade de acompanhar toda reunião, vi a força de vontade de cada deputado catarinense em conseguir dinheiro para os municípios, fiquei muito feliz, por que sabemos que toda ajuda é importante neste momento difícil que nossa cidade está vivendo”. Destacou o vereador.
SAIBA MAIS: ATINGIDA POR UMA DAS MAIORES ENCHENTES DE SUA HISTÓRIA, SÃO JOÃO BATISTA DECRETA SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA
O Município de São João Batista decretou situação de calamidade pública na tarde desta quinta-feira (01/12) devido a uma das maiores enchentes de sua história. O Rio Tijucas, que corta a cidade, chegou a atingir o nível de 9,16 metros durante o dia. Em apenas 24 horas, o nível subiu mais de seis metros.
A estimativa é que cerca de 15 mil pessoas tenham sido afetadas, com a enchente ocupando quase 85% do território batistense. Ao menos 700 pessoas foram levadas para abrigos emergenciais da Defesa Civil. Os resgates aconteceram ao longo de todo o dia, sendo utilizados inclusive helicópteros, botes, motos aquáticas, jipes e caiaques enviados por municípios vizinhos e empresários. Não foi registrada, até o momento, nenhuma morte.
O reservatório de água da cidade está vazio e não há previsão de restabelecimento da normalidade. A adutora que leva a água até a Estação de Tratamento foi rompida, não sendo ainda possível precisar a dimensão dos estragos e quando será possível efetuar os reparos necessários. Também há o registro de quedas de pontes no interior.
Aulas foram canceladas e o expediente nas repartições públicas municipais foi suspenso para que todos os esforços das equipes sejam concentrados no combate à tragédia que assola a Capital Catarinense do Calçado. Voluntários estão sendo recrutados para auxiliar na organização dos abrigos. Também estão sendo solicitados donativos, principalmente colchões, roupas de cama, alimentos, fraldas e itens de higiene pessoal.