Após ser apurado em diversas investigações, que motoristas envolvidos em furtos/roubos de cargas eram usuários de substâncias estupefacientes, alguns presos em clínicas de recuperação de dependentes químicos, inclusive, contudo conseguiam renovar a _CNH – Carteira Nacional de Habilitação_ submetendo-se ao exame toxicológico que apresentavam resultado negativo para uso de substâncias ilícitas.
No curso da investigação alguns motoristas confessaram a prática criminosa e o estratagema utilizado, consistindo na substituição do material submetido a exame, e sequer comparecia no ponto de coleta.
Apurou-se que um grupo familiar do estado do Paraná era responsável pela cooptação desses motoristas, os quais eram direcionados para um CFC – Centro de Formação de Condutores com sede na cidade de Brusque – SC e filial na cidade de São João Batista – SC e fazendo uso de declaração de residência falsa, promoviam a renovação da CNH com laudos toxicológicos fraudados assim como mudança de categoria.
Na manhã de hoje foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de CNHs obtidas de forma fraudulenta e que seriam remetidas para os motoristas pela via postal, documentos diversos, dispositivos computacionais e telefônicos, amostras de material biológico, além de arma de fogo e munições, sendo o possuir autuado em flagrante.
O vasto material probatório apreendido na data de hoje será submetido a análise e perícia, visando individualizar as condutas e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos, assim como a adoção de medidas administrativas em relação ao CFC, Laboratório e motoristas que obtiveram as CNHs de maneira fraudulenta e criminosa.
O Delegado Osnei Valdir de Oliveira, titular da DFRC/DEIC destaca a gravidade que esses motoristas representam para os demais transeuntes, pois conduzem veículos de grande porte e com cargas pesadíssimas, isso sob efeito de drogas, o que resulta em grandes tragédias, como a ocorrida no ano de 2021, quando o motorista arrastou a motocicleta com a vítima presa ao caminhão por cerca de 30 km (trinta quilômetros) na Rodovia BR – 101 entre as cidades de Penha – SC e Balneário Camboriú – SC Não se pode permitir que esses motoristas continuem a expor a perigo a vida das demais pessoas que circulam nas rodovias.
A Operação Policial contou com o apoio da DPDM/DEIC; DRRI/DEIC; DIC de Brusque; DFR de Brusque; CIRETRAN de Brusque e Polícia Civil de São Paulo, através da Delegacia Seccional de Diadema – SP, SIG e GOE daquela cidade.
Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou no WhatsApp (48) 99161-8446 disque-denúncia da DFRC – POLÍCIA CIVIL , sendo garantido o anonimato.