A Prefeitura Municipal de São João Batista declarou situação de emergência em saúde pública em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti e pelo aumento no número de casos de infecção pelo vírus da dengue. A medida foi tomada por meio do Decreto n° 4744/2023, publicado na edição desta segunda-feira (17) do Diário Oficial.
Conforme números atualizados da Secretaria de Saúde, o Município já contabiliza, apenas neste ano, 264 focos e 32 casos confirmados da doença. A situação se agravou ainda mais na última semana, com a morte de uma mulher residente na cidade que contraiu dengue grave.
“Infelizmente, mesmo com as diversas ações que temos realizado, inclusive em conjunto com outros órgãos, a doença não para de avançar em São João Batista, gerando uma grande preocupação para todos. A declaração de emergência em saúde possibilitará que tenhamos mais agilidade em algumas ações de resposta necessárias para tentar frear este aumento exponencial no número de casos”, explica a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Paulista.
Conforme ela destaca, a colaboração da população segue, mais do que nunca, sendo fundamental para não deixar água parada e eliminar potenciais criadouros do mosquito. Em caso de sintomas suspeitos para doença, como febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo, a orientação é que o paciente procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde ou, então, junto ao Hospital Monsenhor José Locks.
A íntegra do Decreto n° 4744/2023 está disponível na Galeria de Arquivos desta notícia.