No dia 08 de agosto, na Câmara de Vereadores de São João Batista, o professor e historiador, Malcon Gustavo Tonini, lançou o livro: Memórias da Colônia Nova Itália/SC: diálogos entre história oral, memória e ensino de história.
Nesse dia, estiveram presentes ao lançamento do livro, familiares, estudantes, professores e pessoas ligadas a atividades culturais e educacionais do município e imediações. Também estiveram presentes, os presidentes das Academias de Letras de Nova Trento, Moacir Antônio Facchini e de São João Batista, Salete Aparecida Cipriani Amorim. O Poder Legislativo Batistense foi representado pelo seu Presidente, Mario Antônio Teixeira, que recepcionou o professor e seus convidados.
A obra, que por meio da história oral, valoriza o patrimônio histórico de São João Batista, sobretudo de Tigipió, seus bairros e localidades, agora passa a ser fonte importante para quem trabalha e pesquisa sobre a história do município e sobre a história da imigração Italiana na cidade.
O livro do professor Malcon é inspirado pelas “Memórias da Colônia”, produzidas em âmbito escolar, por uma parceria entre o professor, alunos da Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, e comunidade. As memórias que fazem parte do enredo do livro são pequenas histórias obtidas, em sua maioria por entrevistas. Essas entrevistas são as principais fontes da pesquisa de Tonini, que além dessas, utilizou obras de outros autores como parte de sua pesquisa, que ocorreu entre os anos de 2019 e 2020, agora documentadas em 370 páginas. A Rocha Gráfica e Editora de Florianópolis é a responsável pela publicação da obra que conta em seu Comitê Editorial e Científico, pesquisadores de Universidades como a UDESC e UFSC, de Santa Catarina, dentre outras a nível nacional.
Na escola, o conteúdo que foi tornado livro, foi mais que uma pesquisa de mestrado, foi objeto de reflexão não apenas do professor, mas dos estudantes, que durante os anos vem privilegiando acontecimentos locais e a investigação história do Distrito de Tigipió. Vale a pena a leitura, pois o livro não, somente, tem o objetivo de transmitir de informações, mas também de instigar a reflexão sobre elas.
Para quem tiver interesse em adquirir a obra pode entrar em contato com o autor pelas contas do Instagram @malcongustavo ou @memoriasdacolonia, ou ainda procurar o professor na Escola de Tigipió.