Em uma operação de rondas no bairro Galera, na quarta-feira dia 29, próximo à Cerâmica desativada, a Guarda Urbana (GU) interceptou um veículo FIAT/Siena preto, ocupado por uma mulher de 40 anos e três homens de 39, 30 e 27 anos, todos residentes em Biguaçú. O grupo demonstrou nervosismo ao avistar a presença policial.
Ao ordenar a parada para averiguação, os agentes notaram uma toca balaclava e um alicate corta fio no veículo. Uma vistoria no porta-malas revelou uma considerável quantidade de fios de telefonia provenientes de postes públicos. Questionados, os suspeitos confessaram o furto e detalharam o modus operandi.
O método consistia em utilizar uma corda para laçar e abaixar os fios, enquanto outro membro se equilibrava nas costas de um terceiro para alcançar e cortar os fios. Os ocupantes estimaram ter furtado entre 40 a 60kg de fios, planejando limpar e queimar o material para extrair o cobre, com a intenção de lucrar cerca de R$ 800,00.
Diante das evidências, a GU elaborou o Boletim de Ocorrência Policial (BOPA) e conduziu os infratores à Delegacia de Polícia de Itapema para os procedimentos legais. A ação policial resultou na prisão dos envolvidos, que agora enfrentarão as consequências legais de suas atividades criminosas.