No final da tarde de terça-feira, dia 12 de dezembro, por volta das 18h00, uma geóloga contratada por uma empresa terceirizada para estudos ambientais em um terreno no morro da Linguiça, no caminho Novo Horizonte, Morretes em Itapema fez uma descoberta. Ao encontrar uma ossada humana e uma bicicleta, imediatamente chamou a polícia, considerando o difícil acesso ao local durante a noite.
Em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a guarnição PM, uma incursão foi realizada na mata fechada e uma trilha, levando à descoberta inicial de um crânio e, posteriormente, de uma ossada humana sobre uma bicicleta, com ossos dispersos pela área. Um levantamento fotográfico foi realizado, seguido pelo isolamento do local.
O Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para tomar as medidas necessárias. Aparentemente, indícios sugerem que se trata de uma morte acidental, e as vestes indicam que a vítima pode ser um homem.
Até o momento, não há qualquer indício de identificação da vítima, e os peritos não divulgaram informações sobre o tempo decorrido desde a morte. As autoridades continuam investigando esse caso, empenhadas em esclarecer os detalhes que envolvem essa descoberta no Morro Novo Horizonte.