Na tarde desta quinta-feira (29), por volta das 15h40, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Benjamim Duarte, no Centro de São João Batista, para resolver um incidente envolvendo uma vaga de estacionamento preferencial.
Uma mulher que estava em um Jeep Renegade de 38 anos, mãe de duas crianças autistas que estavam no carro, ao perceber que um Honda CRV 4WD ocupava a vaga destinada a pessoas com deficiência, tentou dialogar com a condutora do CRV. A vaga exigia o cartão DeFis, mas a motorista do CRV não possuía o documento exigido para poder utilizar esse tipo de vaga, conforme determina a Resolução 965 do CONTRAN. Diante disso, a condutora do CRV deu ré querendo sair do local e colidiu três vezes na porta do Jeep Renegade da vítima que estava atrás.
A legislação estabelece que 2% das vagas são para pessoas com deficiência e 5% para idosos.
Com a chegada dos policiais no local, um boletim foi confeccionado em razão do dano causado no automóvel da solicitante, enquanto que a outra motorista, de 45 anos de idade, que estacionou irregularmente na vaga, foi autuada por infração gravíssima no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e determinada a remoção do veículo da vaga.
Essa situação ressalta a importância de respeitar as vagas especiais e a necessidade da credencial, pessoal e intransferível. A não observância dessas normas pode acarretar penalizações severas, incluindo multas e remoção do veículo.
O uso correto dessas vagas é necessária para garantir a acessibilidade e o respeito às leis de trânsito.
IMAGENS: Emily de Oliveira/Rádio Clube88.5fm