A prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, apoiou nesta segunda-feira (29), mais um trabalho cultural voltado para crianças. Desta vez alunos da rede de ensino se reuniram na biblioteca municipal Raul Miguel Vieira para assistir uma peça teatral com bonecos.
A peça é encenada pela Companhia Circo-íris e a Pequeninus Grupo de Arte. O grupo viaja por todo o estado levando cultura e arte.
A encenação é marcada por intensa interação entre os atores, o enredo e as crianças. “Quedelhe o boi” conta a história do Mané Mateus, que é o dono do boi que some antes da sua apresentação. “Quedelhe o boi? O Boi sumiu… Como vai acontecer a apresentação sem o boi de mamão?” A adaptação do folguedo popular do Boi de Mamão se apropria de características de diversos boi brincantes do Brasil, aborda personagens típicos do folclore catarinense: a Maricota, o Vaqueiro Orides, a Bernunça, o Boi de Mamão, o Mané Mateus, a Benzedeira e o Doutor. Em tom cômico, o espetáculo também alerta sobre o maltrato dos animais nos locais onde acontece a farra do boi e os rodeiros. A apresentação de Teatro de Bonecos utiliza a técnica da luva e vara, apresentado em um pequeno palco/empanada