Nesta segunda-feira (20), durante o 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, ACAERT Next, o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, apresentou um painel que destacou a força do rádio em Santa Catarina. Intitulado “A Força do Meio Rádio em Santa Catarina”, o painel exibiu uma pesquisa elaborada pelo instituto IRB, que revelou dados impressionantes sobre o consumo de rádio no estado.
Realizada entre 11 de março e 03 de abril, a pesquisa mostrou que 8 entre 10 catarinenses sintonizam no rádio. Fábio Bigolin destacou a relevância dos números: “Os números trazidos pela pesquisa são muito importantes e nos deixam muito animados porque representam o tamanho que nós temos”.
Um dos destaques da pesquisa foi o horário nobre do rádio, que não se restringe apenas ao período da manhã, mas se estende das 8 até as 19 horas. Durante este período, mais de um milhão de ouvintes por minuto acompanham a programação, com picos que chegam a quase dois milhões de ouvintes por minuto ao longo da manhã.
A demografia dos ouvintes também foi analisada, revelando que 14% pertencem à Geração Z (15 a 24 anos), 66% têm entre 25 e 59 anos, e 19% têm 60 anos ou mais. Os motivos que levam os catarinenses a ouvirem rádio são variados: 66% buscam música, 65% procuram notícias e 40% sintonizam para acompanhar futebol.
Outro ponto alto da pesquisa foi a confiança que os ouvintes depositam no rádio. De acordo com os dados, 65% confiam nos comerciais que ouvem, 63% consideram as propagandas no rádio mais confiáveis do que as da internet, e 65% veem os locutores como influenciadores. No ranking de confiança nos meios de comunicação, o rádio lidera com quase 60%.
A pesquisa apresentada pela ACAERT reforça que, para os catarinenses, o rádio é um meio de comunicação companheiro, confiável, divertido e essencial.
Confira em: https://www.acaert.com.br/