Considerada a Capital Catarinense do Turismo Religioso, Nova Trento está vivenciando uma nova etapa no setor do turismo. Com a finalidade de fortalecer o setor, organizar e promover os atrativos, a Administração Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem planejado ações e executado atividades de promoção.
Lançado recentemente na cidade, o portal Visite Nova Trento tem o objetivo de divulgar todos os empreendimentos que prestam serviços voltados ao turismo como gastronomia, hotelaria e também atrativos religiosos. Outra ação que deve ser iniciada em breve é uma campanha de incentivo para o setor sobre a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e capacitações para profissionalizar os serviços.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Mariléia Cipriani Tomasoni, o portal ainda é uma novidade, mas as ações conjuntas servirão para alavancar o setor no município. “Nós enquanto secretaria, buscamos o fomento do setor, para elevar nossa classificação junto ao Mapa do Turismo Brasileiro e passar da categoria “D” para a “C”, e com isso ampliar nossa rede de atendimento, profissionalizar os serviços, receber mais turistas e aumentar a economia que depende dessa atividade”, explica.
Nova Trento despontou para o turismo em 2002, com a canonização de Santa Paulina, primeira Santa do Brasil. De lá para cá, o município passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro e desde que entrou para esse mapa a cidade se enquadra na Categoria “D” de classificação. Esta categorização que vai de A a E leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
Atenção: Na próxima quinta-feira, 13, as ações de fomento do turismo em Nova Trento serão tema de uma live para apresentação, a partir das 19h no canal do portal Visite Nova Trento! Acompanhe