A equipe de resgate aéreo que atuou em São João Batista em 2022 foi homenageada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelo deputado estadual Marcos da Rosa, na quarta-feira (10). O reconhecimento se deve aos resgates realizados durante a maior enchente da história do estado do Rio Grande do Sul.
O piloto Rafael Luiz Carrard, junto com sua aeronave, liderou a equipe formada pelos tripulantes operacionais Kleber de Moura, Carlos Nathaniel de Barros e Giuliano Bagattini de Siqueira.
A equipe faz parte do GERAR (Grupo Especialista de Resgates de Alto Risco) e desempenhou um papel crucial nas operações de resgate aéreo nas regiões de Bento Gonçalves, Lajeado, Encantado, Muçum, Roca Sales, entre outras localidades do Rio Grande do Sul.
Durante as operações, a equipe realizou mais de 200 resgates aéreos, demonstrando coragem e dedicação em circunstâncias extremamente desafiadoras. A homenagem na Alesc destaca a importância do trabalho realizado pelo GERAR e a contribuição significativa da equipe para a segurança e salvamento de vidas durante a catástrofe naquele estado.