A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) celebrou a formatura de 24 novos policiais cinotécnicos em uma solenidade realizada na sede da Companhia de Policiamento com Cães (Canil), em São José. A cerimônia contou com a participação de 23 alunos policiais militares de Santa Catarina e um do estado do Amapá.
O curso de Operações Policiais com Cães, que se iniciou em 21 de maio e foi concluído em 17 de julho de 2024, envolveu uma rigorosa programação de 400 horas de instrução. Os formandos estudaram desde teorias cinotécnicas e psicologia canina até técnicas práticas de patrulha urbana e rural, controle de distúrbios civis e abordagens policiais com cães. Eles também participaram de operações reais em áreas vermelhas na região da Grande Florianópolis, aplicando os conhecimentos adquiridos.
Uma das formandas, uma policial de São João Batista, destacou sua experiência no curso em entrevista à Rádio Clube:
“Foi muito difícil fisicamente e psicologicamente. Praticamente dois meses de aprendizado. Tive instruções de sobrevivência, psicologia canina, obediência, guarda e proteção, emprego do cão policial, noções de faro, busca e captura. Fiquei alojada no quartel do canil em São José durante todo o período, longe da família, tendo apenas algumas liberações. A rotina diária era das 7h até as 20h, dependendo do dia as atividades passavam da meia-noite. Nas instruções de sobrevivência fiquei sem comer, sem dormir, com muito frio por longos períodos. Também participei de operações no Morro do Mocotó e jogo no estádio do Figueirense. Comigo, são apenas 4 mulheres cinotécnicas que se formaram nesse curso “Operações policiais com Cães” da PMSC.”
A formatura dos novos policiais cinotécnicos representa um importante reforço para a segurança pública, com profissionais altamente treinados para atuar em diversas situações críticas, utilizando cães de polícia como parte essencial do trabalho policial.
IMAGENS: Arquivos pessoais/divulgação