No dia 02 de agosto de 2024, representantes da Rede Catarina da cidade de São João Batista participaram do Ciclo de Palestras realizado em Florianópolis. O evento abordou temas relevantes, como “As Novas Diretrizes da Rede Catarina” e “Atuação do MPSC no Combate à Violência Doméstica”.
O corpo de palestrantes foi composto por Policiais Militares, membros do Ministério Público (MP) e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A operação “Shamar”, que em hebraico significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”, foi um dos destaques do encontro. Esta ação nacional é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Em Santa Catarina, a operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, contando com unidades e programas especializados em ações de proteção às mulheres vítimas de violência. Entre eles estão as Delegacias Especializadas, o Programa Polícia Civil Por Elas, a Rede Catarina de Proteção à Mulher e as Patrulhas Maria da Penha da Polícia Militar.