A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville, prendeu nesta terça-feira (13) um homem acusado de maus-tratos a dois cães na zona Industrial Norte de Joinville.
O tutor dos animais já havia sido notificado duas vezes pelo Centro de Bem-Estar Animal de Joinville, que constatou as precárias condições em que os cães viviam. Apesar das orientações dadas pelo município, o homem não tomou as medidas necessárias para melhorar o bem-estar dos animais, que permaneceram nas mesmas condições.
Além disso, durante a operação, foi verificado que um terceiro cão, que também estava no local, havia falecido. A Polícia Científica de Joinville, através de um perito, constatou a prática de maus-tratos, o que levou à prisão do tutor. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Joinville, onde aguarda à disposição da justiça.
O crime de maus-tratos a animais, conforme a legislação brasileira, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda de novos animais.