Há cinco dias atuando intensivamente no Pantanal do Mato Grosso do Sul (MS), uma equipe de 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza diversas operações para combater os incêndios que devastam a região.
Concentrados no município de Aquidauana, os bombeiros enfrentam condições desafiadoras, como altas temperaturas e ventos fortes, que dificultam o controle das chamas. Além das ações diretas de combate ao fogo, a equipe também implementa estratégias de contenção para evitar a propagação dos focos de incêndio e realiza o resgate de animais silvestres afetados pelo desastre ambiental.
A colaboração entre os bombeiros de Santa Catarina e as autoridades locais tem sido crucial para a proteção do ecossistema do Pantanal, uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo.
Duas principais técnicas estão sendo utilizadas para controlar as chamas: o ataque direto e o indireto. No ataque direto, os combatentes atuam diretamente nas chamas, utilizando equipamentos como sopradores e abafadores. No combate indireto, o foco está na eliminação do material combustível ao redor, prevenindo a propagação do fogo.
Além do efetivo dos bombeiros, a operação conta com seis caminhonetes 4×4 e uma série de equipamentos especializados, incluindo motobombas com reservatórios de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação e retardantes químicos.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de SC)